Ranger
arrow

As colinas e florestas abrigam criaturas poderosas e astutas, como os sanguinários ursos-coruja e as malaciosa panteras deslocadoras. O ranger é ainda mais poderoso e perspicaz que tais criaturas e um caçador habilidoso. Ele conhece seu território como se ela fosse sua casa e cada detalhe de sua presa.

Dado de vida: d8

Perícias de classe: equilíbrio, escalar, ofícios, operar mecanismo, arte da fuga, adestrar animais, cura, esconder-se, furtividade, cavalgar, saltar, conhecimento (natureza), conhecimento (geografia), conhecimento (masmorras), ouvir, observar, procurar, profissão, sobrevivência, natação e usar cordas.

Pontos de perícia no primeiro nível: (6 + modificador de inteligência) x 4
Pontos de perícia a cada nível: 6 + modificador de inteligência

Nível BBA Von For/Ref Especial
+1 +0 +2 Habilidade do Caçador, Companheiro Animal, Rastrear
+2 +0 +3 Estilo de Combate (1º passo)
+3 +1 +3 Tolerância, Sentir Armadilhas +1
+4 +1 +4 Estilo de Combate (2º passo)
+5 +1 +4 Habilidade do Caçador
+6/+1 +2 +5 Estilo de Combate (3º passo), Sentir Armadilhas +2
+7/+2 +2 +5 Caminho da Floresta
+8/+3 +2 +6 Estilo de Combate (4º passo), Rastreador Eficaz
+9/+4 +3 +6 Evasão, Sentir Armadilhas +3
10º +10/+5 +3 +7 Habilidade do Caçador
11º +11/+6/+1 +3 +7 Estilo de Combate (5º passo)
12º +12/+7/+2 +4 +8 Sentir Armadilhas +4
13º +13/+8/+3 +4 +8 Camuflagem
15º +15/+10/+5 +5 +9 Habilidade do Caçador, Sentir Armadilhas +5
16º +16/+11/+6/+1 +5 +10 Mimetismo
17º +17/+12/+7/+2 +5 +10 Estilo de Combate (7º passo)
18º +18/+13/+8/+3 +6 +11 Sentir Armadilhas +6
19º +19/+14/+9/+4 +6 +11 Caminho da floresta maior
20º +20/+15/+10/+5 +6 +12 Habilidade do Caçador

Usar armas e armaduras: O ranger sabe usar todas as armas simples e comuns, armaduras leves e escudos (exeto escudo de corpo).

Companheiro Animal: Como a habilidade homônima do Druida, exeto o que descrito aqui. Ao invéz de ganhar compatilhar magias, o companheiro animal do ranger ganha compartilhas testes de resistência. O companheiro pode usar os valor dos testes de resistência do mestre ao invés do seu.

Rastrear: No primeiro nível o ranger recebe o talento Rastrear como talento adicional.

Habilidade de Caçador
Quando o Ranger ganha este benefício, ele deve escolher uma dentre as habilidades a seguir:

Caçada: Quando o ranger rastrear uma criatura, ele estuda-a, permitindo ser um caçador mais eficaz. Sempre que for enfrentar uma criatura (ou criaturas) rastreada por pelo menos 1,5 km, o ranger ganha um bonus de +2d6 em todas as jogadas de dano com armas. O ranger também pode utilizar essa habilidade se observar continuamente uma criatura (ou um grupo de criaturas) por 10 minutos. O efeito acaba 24 horas depois. Caso voce escolha esta habilidade novamente, o dano se aprimora em +2d6.

Inimigo Predileto: O ranger pode escolher um inimigo dentre a lista abaixo. Ele ganha +2 de bonus em blefar, ouvir, sentir motivação, observar e sobrevivência quando usa essas perícias contra seu Inimigo Predileto. Além disso ele ganha +2 de bonus em jogadas de dano contra tais criaturas. O ranger pode escolher esta habilidade novamente, assim escolhe um novo inimigo predileto. Sempre que o ranger ganhar "Habilidade de Caçador", independento de qual habilidade escolher, ele aprimora o bonus contra seus inimigos em +1.

Tipo (subtipo) Tipo (subtipo) Tipo (subtipo) Tipo (subtipo)
Aberração Humanóide (aquático) Humanóide (humano) Extra-planares (elementais)
Animal Humanóide (anão) Humanóide monstruoso Extra-planares (tendência)
Constructo Humanóide (góblins, orcs, reptilianos) Besta mágica Extra-planares (nativos)
Dragão Humanóide (antropomorfo) Planta Limo
Fada Humanóide (gnomo) Morto-vivo Gigantes
Humanóide (elfos) Humanóide (halfling) Insetos

Caso uma criatura seja de dois tipos, o ranger aplica o bonus apenas uma vez.

Terreno Favorito: O ranger pode escolher um dentre os terrenos da lista abaixo. Ele ganha +2 em nas perícias esconder-se, furtividade, ouvir, observar, saltar, escalar e sobrevivência e o mesmo bonus em sentir armadilhas enquanto estiver em seu terreno favorito. Além disso ele aumente seu deslocamento em 3 metros quando estiver em seu terreno favorito. O ranger pode escolher esta habilidade novamente, assim escolhe um novo terreno. Sempre que o ranger ganhar "Habilidade de Caçador", independento de qual habilidade escolher, ele aprimora o bonus em seus terrenos em +1.

Lista de Terrenos: aquático, artico, deserto, floresta, colina, montanha, planície, pântano, subterrâneo.

Caminho da Floresta: Com essa habilidade o ranger consegue se deslocar atravéz de terrenos naturais com seu deslocamento básico, sem sofrer danos ou outros impedimentos. Terrenos manipulados magicamente ainda impedem seu movimento.

Sentir Armadilhas: Como a habilidade homônima de Ladino.

Tolerância: No terceiro nível o ranger recebe o talento Tolerância como talento adicional.

Rastreador Eficaz (ext): Um ranger de 8º nível consegue percorrer seu deslocamento total quando estiver rastreando, sem sofrer a penalidade de -5. Ele sofre uma penalidade de -10 para rastrear quando estiver percorrendo o dobro de seu deslocamento.

Camuflagem (ext): Um ranger de 12º nível ou superior é capaz de se esconder em qualquer tipo de terreno, mesmo sem cobertura.

Mimetismo (ext): Um ranger de 17º nível ou superior é capaz de se esconder, mesmo quando estiver sendo observado.

Caminho da floresta maior (ext): no 19º nível, espinhos, arbustos e matagais que tenham sido manipulados magicamente para impedir movimentação não mais afetam o caçador. Ele pode se movimentar por esse tipo de terreno normalmente.

Estilo de Combate: Todo ranger tem seu próprio estilo. Um ranger de segundo nível pode escolher um dos seguinter estilos: Arqueiro, Mestre das Bestas, Caçador de cabeças, Batedor, Tempestade, Combatente Brutal e Gladiador. O talentos e habilidades funcionam apenas quando o ranger estiver usando armadura leve e carga leve.

Estilo de Combate (1º passo): Ganha o talento Tiro Rápido, mesmo sem cumprir os pré-requisitos.

Estilo de Combate (2º passo): Um Ranger atacando a distância ignora qualquer bonus de cobertura.

Estilo de Combate (3º passo): Ganha o talento Tiro Múltiplo, mesmo sem cumprir os pré-requisitos.

Estilo de Combate (4º passo): Deve escolher entre os talentos Tiro Múltiplo Maior ou Tiro Rápido Aprimorado, mesmo sem cumprir os pré-requisitos.

Estilo de Combate (5º passo): Ganha o talento Tiro Preciso Aprimorado ou Tiro Penetrante, mesmo sem cumprir os pré-requisitos.

Estilo de Combate (6º passo): O ranger ganha +4 em ofícios (arquearia) e pode criar flexas e arcos mágicos como se tivesse o talento Criar armas e armaduras mágicas. Ele pode substituir as magias necessária por pergaminhos (que são consumidos na criação), e pode usar suas graduações em ofícios (arquearia) para sustituir seu nível de conjurador.

Estilo de Combate (7º passo): O ranger aumenta o incremento de distância de qualquer arma de ataque a distância em 50%, além disso, aumenta o dano crítico do arco em 1x (de x3 para x4).

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.